
Categoria: Artigos
Data: 09/12/2024
“... José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher...” (Mateus 1.20)
O Natal nos ensina a triunfar sobre o medo, um dos maiores carrascos da alma. Essa lição pode ser aprendida com José, o noivo de Maria. O anjo Gabriel a visitou anunciando que ela seria a mãe do Salvador. Maria, apesar de todos os perigos, colocou-se nas mãos de Deus para cumprir a sua vontade. Em seguida, Maria viaja para a Judeia para visitar Isabel, sua prima, que estava grávida, também, de forma milagrosa. Ao retornar, três meses depois, os sinais de sua gravidez já eram notórios.
José, sendo um homem justo, não queria infamá-la. Então, resolveu fugir em secreto. Seu medo o atormentava. Seus sonhos se tornaram pesadelos. Seu projeto de casamento estava arruinado. José imaginou que a gravidez de Maria era fruto de infidelidade. Porém, o anjo do Senhor comunicou a José que Maria não era infiel, mas bem-aventurada entre as mulheres. O bebê que carregava no ventre não era fruto de adultério, e sim obra do Espírito Santo.
O filho que carregava não era um bastardo, mas o Filho do Altíssimo. Muitas vezes somos assaltados pelo medo porque não conhecemos todos os detalhes. Vivemos atormentados porque não discernimos os propósitos de Deus. O Natal nos fala da soberania de Deus em usar pessoas simples para cumprir o seu plano eterno.